Voltify Media

O fenômeno Barbie

Não é novidade para ninguém o tamanho que o filme Barbie ganhou, antes mesmo de sua estreia e segundo a Warner, a pré-venda do filme é a maior de sua história no Brasil. Desde o anúncio oficial do filme em abril de 2022, o investimento em marketing tem sido enorme e é um dos grandes responsáveis pelo crescimento da palavra Barbie, colocando o filme sempre no topo dos mecanismos de busca. Mas somente o peso do marketing tradicional não explica o sucesso da campanha.

Campanha

O investimento grandioso para a divulgação do filme nos trouxe outdoors pelo mundo todo, estações de metrô e pontos turísticos personalizados em Londres, como a estação Barbiecan e a cabine telefônica rosa na Tower Bridge, a casa dos sonhos Airbnb em Malibu nos EUA e as experiências interativas nos shoppings do Brasil.

Também vimos a Barbie em todos os lugares da internet, incluindo todas as redes sociais e portais de notícia. Onde quer que você olhe, encontrará algo rosa e pensará na marca Barbie.

Produtos

Ficou impossível para as marcas ignorarem o sucesso da Barbie e com isso vemos todo tipo de produto a venda. O Burger King fez toda uma linha de lanches baseados na boneca, Riachuelo e C&A também lançaram coleções limitadas licenciadas pelas Mattel e você ja buscou “Barbie” no Google hoje? Mas o sucesso vem também do crescente estilo Barbiecore, que consiste em roupas, maquiagens, penteados, calçados e acessórios que remetem a boneca.

A Mattel planeja lançar produtos licenciados em mais de 100 marcas só no Brasil, aproveitando o bum do filme nos cinemas.  

Claro que não vemos apenas os produtos licenciados. Nas últimas semanas, enquanto nos aproximávamos do lançamento do filme, vimos todo tipo de produto receber o tratamento rosa, de petshops que pintam o pelo dos pets com tinta lavável, até um acarajé que abraçou a cor do momento.

Nostalgia

O lançamento da boneca Barbie pela Mattel foi em 1959 e se tornou um dos mais importantes brinquedos da história, fazendo parte da infância da maioria das pessoas desde o seu lançamento. Assim quando vemos tantas mídias, memes, roupas, acessórios e tudo mais que se pode imaginar, o transporte ao passado é inevitável, dando a chance de reviver uma prazerosa lembrança. Esse sentimento é muito forte, conectando as pessoas a produtos de maneira profunda e pessoal. Isso é o que sonham e invejam as marcas, a Mattel alcançou com maestria.

Orgânico

A mais surpreendente perspectiva de tudo isso, é o quanto esse crescimento foi orgânico. Sim, eles investiram muito em marketing e fizeram tudo para serem vistos em qualquer lugar que o olho humano alcance. Mas muitos filmes e marcas tentam fazer isso e não conseguem.

Barbie se tornou um fenômeno, se desprendendo de sua campanha e ganhando tamanha força popular, que surpreendeu até mesmo seus criadores. Ninguém consegue ignorar, está na boca de todos.

Empresários de qualquer tamanho estão lançando produtos, fazendo postagens em suas redes empresariais e trocando temporariamente a cor da sua marca, criadores de conteúdo e influenciadores estão cobrindo o filme que causa engajamento natural, portais de notícia e jornais da televisão também trazem seus informativos sobre o mundo Barbie. E com a Volti não foi diferente, estamos aqui falando do assunto.

Eu particularmente me interesso mais pelo filme Oppenheimer, mas depois de tanto impacto, com certeza assistirei também Barbie. O fallout da campanha do filme Barbie é sem dúvida o maior.

Por Bruno Palmieri