Voltify Media

Reels, Stories ou post? Qual é o melhor?

O Instagram faz parte da nossa rotina digital, acessamos a rede quase que institivamente e quando nos damos conta estamos sendo bombardeados por uma enxurrada de conteúdo de tudo tipo: receitas de bolos, memes, animais falantes, manutenção de piscinas, indonésios construindo casas com barro, recortes de podcasts, tutoriais automotivos, teorias da conspiração, trechos de filmes, mensagens motivacionais… enfim, a bateria do seu celular vai acabar antes de chegar no fim do feed.

Reels, Stories ou post? Qual é o melhor? Claro que existe muito conteúdo despretensioso, postado apenas para tirar um sorriso discreto de quem está assistindo, mas para os criadores profissionais a produção desse conteúdo é um desafio diário. Com o algoritmo cada vez mais exigente e a concorrência cada vez mais acirrada, os influencers precisam se adaptar a esse mundo que se transforma a todo momento.

O melhor caminho para se destacar é conhecer bem a plataforma, estar antenado nas atualizações e no que está bombando. A partir daí é possivel desenvolver uma estratégia e criar um cronograma de postagens, assim é possivel otimizar a produção e alcançar o potencial máximo de cada conteúdo.

Veja algumas dicas de como cada formato do Instagram funciona:

     

      • REELS

    Os reels são um formato de vídeos curtos “importado” do TikTok. Hoje o Instagram permite vídeos de até 90 segundos e possui ferramentas de edição básica dentro da própria plataforma. Sem dúvida o reels é o tipo de conteúdo que mais tem alcance dentro do Instagram, ou seja, é ideal para quem quer aumentar o número de seguidores. Nesse formato a frequência de postagem é muito importante para o algoritmo: quanto mais postar, mais contas serão impactadas. Porém uma produção intensa pode comprometer a qualidade do conteúdo ou simplesmente ser impraticável. O ideal é testar o público e entender o que funciona melhor dentro de cada rotina.  Trends, músicas e áudios do que estão bombando ajudam bastante no alcance de um reel.

       

        • STORIES

      Esse formato que nasceu do Snapchat e permanece disponível apenas por 24h. O Insta possuí várias opções para criação de stories: vídeos, fotos, textos, músicas, enquetes, contagens regressivas, GIFs, figurinhas, links… e tudo isso pode ser usado junto (desde que caiba no layout da tela). Os Stories não costumam atingir não-seguidores, mas é uma ótima forma de aproximar e aumentar o engajamento de quem já acompanha o seu conteúdo, os influencers costuram compartilhar o seu dia a dia e interagir com os seguidores pelos stories. Também existe a possibilidade de salvar o stories como um destaque, assim ele pode ser assistido a qualquer momento diretamente do perfil. Essa opção é legal para quem quer separar um assunto específico ou registrar em detalhes um evento.            

         

          • POSTAGEM NO FEED

        Sabia que o Instagram começou como uma rede social de fotos? Ele já mudou tanto que as vezes esquecemos que essa função ainda existe e é muito importante! As postagens no feed podem ser imagens únicas ou em grupo, como um carrossel. Esse formato não tem o mesmo alcance dos reels, mas consegue atingir um número significativo de não-seguidores. Por ficarem no perfil, esses posts funcionam como uma vitrine, um resumo de quem é aquela pessoa ou marca no mundo digital. Aqui a frequência de postagem também é essencial para o algoritmo trabalhar a seu favor, mas é preciso tomar cuidado para não comprometer a qualidade e a variedade do conteúdo apenas para aumentar a número de publicações. Inundar o feed dos seguidores com postagens repetitivas é uma péssima ideia.

        Infelizmente não existe uma fórmula mágica para crescer no Instagram, cada perfil e público é único e, portanto, precisam ser trabalhados individualmente. Além disso a própria plataforma se adequa conforme o comportamento dos usuários muda, forçando os criadores a se reinventar o tempo todo. Talvez a única dica que se mantem como uma constante nesse mundo digital é a autenticidade, não adianta fingir na internet ser alguém que não existe na vida real.  Isso vale para empresas também. Aqui na Volti nós trabalhamos para entender quem é o nosso cliente, o que ele faz e para quem, assim conseguimos produções de alta qualidade que se comunicam verdadeiramente com o público.

        Quer aumentar o nível do seu conteúdo na internet? Entre em contato com o nosso time! Temos a solução ideal para você o seu negócio.